INTRODUÇÃO

OBSERVATÓRIO DE SAÚDE INDÍGENA – METAS E OBJETIVOS NAS PESQUISA EM SAÚDE INDÍGENA

Untitled-7Para alcançar uma de suas metas – a formação de uma rede nacional e internacional de pesquisadores e instituições que atuem na área de saúde indígena – a equipe de bolsistas do Observatório realizou um mapeamento dos Grupos de Pesquisas que atuam no campo da saúde indígena.

O objetivo deste mapeamento foi subsidiar o NESP/UnB na identificação desses Núcleos, por Estados, macrorregião e suas respectivas produções com vistas à estruturação de uma rede nacional de pesquisadores e suas respectivas instituições.

No mês de outubro de 2016 a Faculdade de Ciências da Saúde, através do seu Núcleo de Pesquisa em Saúde Pública realizarão um encontro com pesquisadores desses Núcleos, 34 Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena e representantes dos profissionais e gestores do Subsistema de Atenção à Saúde das cinco macrorregiões do Brasil. O objetivo é de amalgamar apoio de suas instituições e movimentos sociais para contribuir para a melhoria da saúde da população indígena.

O Mapeamento desses Núcleos foi realizado pesquisando o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil cadastrados no CNPq. Este Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados, principalmente, em universidades, instituições isoladas de ensino superior com cursos de pós-graduação stricto sensu, institutos de pesquisa científica e institutos tecnológicos.

O Diretório possui uma base corrente, cujas informações podem ser atualizadas continuamente pelos atores envolvidos, e realiza censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente.

Convidamos você a uma navegação nos resultados encontrados. Veja a produção científica destes Núcleos no Brasil, Macrorregião, Estado e por Instituição de pesquisa.

Clique no Estado e na sua Macrorregião e veja a produção dos Núcleos.